Atendemos em Domicílio e Empresas  /  +55 (48)  3244-6302   /  99998-7277  icon_wa.png  tweeter infb  facebook infb

Blog sobre Soluções em TI

Como proteger a senha do Wi-Fi de aplicativos maliciosos?

Mudar a senha do Wi-Fi e outras ações em seu roteador são importantes para prevenir invasões de terceiros.

 

Sua conexão Wi-Fi está mais lenta do que deveria? Fique atento, pois isso pode significar que alguém está roubando seu sinal e usando indevidamente sua rede. Nesse caso, você precisa, portanto, tomar uma atitude urgentemente. É a oportunidade perfeita, por exemplo, para você mudar a senha do Wi-Fi.

Todavia, mesmo sem evidência de invasão em sua rede, certamente é bom prevenir-se e manter seu roteador seguro, modificando o nome e a senha do Wi-Fi.

Como fazer isso?  Em primeiro lugar você precisa saber o endereço IP de seu roteador. Para isso, clique no ícone do Wi-Fi na barra de tarefas de seu computador e abra as configurações de rede e compartilhamento. Feito? Em segundo lugar, clique sobre o link para a rede Wi-Fi, em azul, abaixo da palavra internet.

Entenda porque é importante mudar a senha do Wi-Fi.
Entenda porque é importante mudar a senha do Wi-Fi.

Feito? Mais uma janela irá se abrir e nela estará o endereço IP de seu roteador. Guarde esse número, ele é necessário para qualquer mudança. Outra maneira de conseguir o endereço IP do roteador é consultando o fabricante nesta lista.

Alterar a senha do Wi-Fi

A medida de segurança mais importante é mudar o nome da rede e a senha do Wi-Fi. Para isso, insira o endereço IP do roteador que você já descobriu em uma aba do navegador.

Aparecerá assim a página do fabricante do roteador, pedindo login e senha. Normalmente, o login é “Admin” e a senha, “Admin” ou “1234” ou, ainda, deve ser deixada em branco. Se nenhuma funcionar, consulte o manual do seu roteador. Basta colocar o nome do fabricante e o modelo no Google, seguido da palavra “manual”.

A maneira de mudar a senha do Wi-Fi varia de fabricante para fabricante, e eles são dezenas. Contudo, se você inserir o login e a senha, vai se abrir a página de configurações. E lá estará uma opção, chamada simplesmente de “Wi-Fi” ou “Wireless”. Selecione tal opção e então, no novo menu que surgirá, escolha a alternativa relacionada à segurança.

Você terá um campo chamado “SSID”, “Network Name” ou ainda “Nome da Rede”. Escolha, portanto, um novo nome. Depois vá até o campo “Password” ou “Senha” e escolha a nova senha. Será preciso digitá-la duas vezes. E, já que você está nessa página, aproveite e crie uma senha forte: no mínimo 12 caracteres, com números, letras maiúsculas e minúsculas. E, ainda, caracteres especiais, como & * % ou #.

Veja dois modelos de formulários para troca de senha do Wi-Fi e nome da rede, de roteadores D-Link e TP-Link:

Entenda porque trocar a senha do Wi-Fi é importante. https://cdn.vivotech.com.br/vivo-

Pronto. Seu roteador terá novo nome, nova senha e assim mais segurança contra invasões por um tempo. Por isso, para ter um resultado mais garantido e duradouro, faça esse procedimento periodicamente.

Ocultar sua rede

Nas mesmas configurações do roteador que você abriu em seu navegador, existe outra medida de segurança que você pode usar para proteger a sua rede de Wi-Fi.

É possível ocultar sua rede e, dessa maneira, praticamente inviabilizar qualquer tentativa de uso indevido. Para isso, vá até as configurações Wi-Fi e marque a opção “Ocultar SSID”.  A rede ficará invisível e só poderá ser acessada por pessoas para as quais você der o nome e a senha.

Existe algum intruso?

Em suma, quase todos os roteadores modernos mostram os dispositivos que estão conectados à rede Wi-Fi. É só usar a mesma página de configurações para ver todos e, eventualmente, bloquear algum intruso.

Mas há ainda outra opção, por meio de programas que também verificam todos os dispositivos conectados à sua rede. Um bem simples e fácil de usar é o Wireless Network Watcher. É só baixá-lo e instalá-lo em seu computador para ver com rapidez dispositivos conectados à sua internet.

Os riscos que você corre

Seu roteador é, porém, uma porta para o que você tem de principal: seus dados, senhas, informações bancárias, cartões. Tudo o que você possui em seu computador, tablet ou celular.

Por isso, é importante mudar a senha do Wi-Fi e o nome da rede. Aliás, manter os padrões definidos pelos fabricantes, e que são conhecidos por todos os cibercriminosos, é como deixar a porta aberta.

Todos os roteadores usam atualmente o protocolo de segurança WPA2 (WiFi Protected Access 2), lançado em 2004 e por muito tempo considerado bastante seguro. Entretanto, os hackers já o descobriram e exploram vulnerabilidades desse protocolo.

O sistema WPA3 garantirá segurança reforçada, mas ainda é muito pouco usado, pois demanda troca completa do equipamento. Aliás, os primeiros modelos compatíveis devem surgir até o final de 2019.

 Entretanto, uma maneira de compensar a falta do WPA3 é manter seu roteador atualizado com a última versão do firmware. Ele compreende o conjunto de instruções programados diretamente no aparelho (roteador, nesse caso) e ele também pode ser infectado por vírus e malware. Veja aqui os tipos de malware que existem e como se proteger.

Para atualizá-lo pela versão mais nova, você deve então abrir a página do fabricante de seu roteador, buscar o modelo exato do roteador, verificar se existe uma atualização, baixá-la e instalá-la.

Pronto para mudar a senha do Wi-Fi e navegar com segurança? Aliás, aqui no Vivo Guru Blog você sempre pode saber ainda mais. Como, por exemplo, descobrir a senha da sua rede usando celular. Ou ainda como usar um gerenciador de senhas. Por isso, siga conosco.

 

www.infb.com.br - SOLUÇÕES EM TI

Há, 18 Anos ;-) Os Melhores Preços / Orçamento Gratuito / Atendemos em Domicílio e Empresas.
24h Aberto/Plantão + Suporte Presencial/On-line: WhatsApp/Site (48) 9998.7277. Presença Global (BR/EUA/AU).

Infobusiness (Infb.com.br) é uma empresa que atua no mercado de Tecnologia & Informática e busca desenvolver-se e
gerar Soluções Corretivas e Preventivas, serviços e produtos, para atender consumidores que se preocupam com a Prevenção
e a Segurança do seu Patrimônio, ou seja, da sua Infraestrutura em TI:

-: Computadores (Servidor, Desktop, Notebook)
-: Mobile (Smartphone, Tablet)
-: Conectividade (Redes, Internet)
-: Acessórios e Periféricos
-: Sistemas de Gestão
-: Armazenamento de Arquivos Digitais

https://www.vivotech.com.br/senha-do-wi-fi/

Sobre Nós

Infobusiness (Infb.com.br) é uma empresa que atua no mercado de Tecnologia & Informática e busca desenvolver-se e gerar Soluções Corretivas e Preventivas, serviços e produtos, para atender consumidores que se preocupam com a Prevenção e a Segurança do seu Patrimônio.

Contato

whatsapp p1 (48) 99998-7277
whatsapp p1 (48) 98804-7992
whatsapp p1 (48) 3244-6302



infb@infb.com.br

Florianópolis, Br
São Paulo, Br
Brasília, Br
New Zealand, Nz
New York, Us
Sydney, Au