Atendemos em Domicílio e Empresas  /  +55 (48)  3244-6302   /  99998-7277  icon_wa.png  tweeter infb  facebook infb

Blog sobre Soluções em TI

Chip para unir homem e Inteligência Artificial: confira a última de Musk

O bilionário Elon Musk desenvolve chip para conectar cérebro e computador, criando seres humanos com inteligência superior.

 Elon Musk, o bilionário futurista que criou a Tesla (carros elétricos semiautônomos) e a Space X (foguetes para, no futuro, colonizar a Lua e Marte), agora também brinca com um chip. Mas não um chip comum: por meio dele, Musk quer conectar o cérebro humano diretamente a um computador.

Em resumo, seu projeto é criar uma simbiose entre o cérebro e a Inteligência Artificial (IA). E, embora isso pareça ficção científica, o primeiro chip, de acordo com ele, poderá ser implantado já em 2020.

Chip implantado em macaco

Entretanto, chegar ao chip definitivo para essa simbiose ainda pode levar um longo tempo. É o que o próprio Musk admitiu em palestra realizada na Academia de Ciências de São Francisco, Califórnia.

O principal obstáculo seria a aprovação do governo norte-americano para fazer o implante do chip em uma pessoa. Inegavelmente há muitas questões envolvidas, em especial de natureza ética. Porém, testes já estão sendo feitos com animais e Musk informou que um macaco com o chip implantado foi capaz de se comunicar com um computador.

Corrida contra a Inteligência Artificial

A empresa que produz o chip se chama Neuralink e foi fundada por Musk, em 2016, para criar interfaces entre humanos e computadores. A primeira interface teria como objetivo aliviar sintomas de doenças crônicas, como Mal de Parkinson.

No entanto, suas metas vão bem além, até porque Musk acredita que seu chip poderá mitigar o que ele mais teme. Seu medo é de que o rápido avanço da Inteligência Artificial possa sobretudo suplantar a humanidade e deixá-la para trás.

O próprio Musk reafirmou que distúrbios cerebrais podem ser solucionados com um chip. Por outro lado, o chip aumentaria a capacidade de nosso próprio cérebro. E, em especial, um futuro bem-alinhado à evolução da IA. O empresário teme a supremacia da Inteligência Artificial até em um cenário benigno. E, obviamente, muito mais em um cenário em que a IA não se submeta aos humanos.

Incisão de apenas dois milímetros

Portanto, o chip teria como meta “garantir o futuro da humanidade como civilização com capacidade similar à da Inteligência Artificial”. E criaria uma superinteligência.

A fusão do cérebro do homem com a IA de um computador seria cirurgicamente simples. Uma incisão de dois milímetros promoveria “uma espécie de simbiose” entre o humano e o artificial.

Tecnicamente, o principal desafio seria alcançar a largura da banda necessária para tal conexão, certamente muito maior que as bandas usadas hoje nas conexões Wi-Fi. “Com uma largura de banda correta, acredito que possamos fundir o cérebro com a Inteligência Artificial”, avalia Musk.

Entretanto, como tornar isso razoável e acessível? De acordo com o bilionário, a infraestrutura necessária seria muito simples. “Para as pessoas, seria como um empréstimo a ser pago com a superinteligência que irão adquirir. Acho que é uma aposta garantida”, explica ele.

Conhecimento sobre-humano

O empreendedor tem, portanto, tanto medo da supremacia da IA que seu projeto se baseia no conceito de “se não puder derrotá-la, junte-se a ela”. Ele concorda que a largura de banda necessária ainda é um problema, mas que sua interface com o chip é obrigatória: “afinal, você não poderia se comunicar com um computador usando os dedos, é muito lento”.

Seu chip permitiria, na visão de Musk, que todos que assim o desejassem passariam a ter conhecimento sobre-humano. Aliás, um sonho que vai ainda mais longe: “Chegaremos a um ponto em que as pessoas poderão simplesmente carregar a si mesmas em uma nova unidade, quando morrerem”.

Paralelamente, já existe quem preveja que, daqui a 15 anos, os implantes de chip no cérebro serão tão populares quanto o celular. Assim, as visões de Musk criam expectativas – como a viagem para Marte e o carro elétrico à prova de erros – e atraem inclusive investidores ávidos por participar. No primeiro semestre de 2019, Musk conseguiu levantar US$ 39 milhões (R$ 156 milhões) para a Neuralink, dinheiro vindo de sete investidores.

Criativo e polêmico

Musk nasceu na África do Sul, mas mora nos Estados Unidos, tem 48 anos e é um dos personagens mais controversos deste século. É a 40ª pessoa mais rica do mundo, criou a PayPal (gigante do setor de pagamentos digitais) e depois a vendeu.

Então fundou a Tesla, focada em carros elétricos autônomos, mas parece estar sempre em dificuldades, e a Space X. Essa última, aliás, vai bem melhor. Por exemplo, a empresa Space X desenvolveu o foguete que pousa na volta à Terra e pode ser reutilizado. E deve lançar seus primeiros voos comerciais ainda em 2021, com o propósito de ir à Marte e à Lua.

“A empresa entediante”

Da mesma forma é criação de Musk uma empresa chamada The Boring Co. (algo como A empresa entediante), que está desenvolvendo o chamado hyperloop. Trata-se de um sistema de transporte subterrâneo, dentro de um tubo pressurizado com ar em baixa pressão, que na teoria pode alcançar velocidades de 1.200 quilômetros por hora. Veja uma animação sobre o hyperloop:

Já foram feitos testes com velocidades bem menores e o sistema parece funcionar bem. De acordo com Musk, essa seria uma enorme revolução nos transportes. Ou seja, tudo subterrâneo, muito rápido e com passagens a custos baixos.

Mesmo controverso, Elon Musk é uma figura impressionante no mundo da tecnologia digital.

https://www.vivotech.com.br/chip-une-homem-e-ia/

Apoio:
www.infb.com.br - COMPUTADORES | MANUTENÇÃO | VIGILÂNCIA CFTV | GESTÃO & MARKETING DIGITAL
(Sites, Designers | Anúncios: Google, Facebook, Instagram) - (Seu negócio na Internet)

Há, 20 Anos ;-) Os Melhores Preços / Orçamento Gratuito / Atendemos em Domicílio e Empresas.
24h Aberto/Plantão + Suporte Presencial/On-line: WhatsApp/Site (48) 9998.7277. Presença Global (BR/EUA/AU).

Sobre Nós

Infobusiness (Infb.com.br) é uma empresa que atua no mercado de Tecnologia & Informática e busca desenvolver-se e gerar Soluções Corretivas e Preventivas, serviços e produtos, para atender consumidores que se preocupam com a Prevenção e a Segurança do seu Patrimônio.

Contato

whatsapp p1 (48) 99998-7277
whatsapp p1 (48) 98804-7992
whatsapp p1 (48) 3244-6302



infb@infb.com.br

Florianópolis, Br
São Paulo, Br
Brasília, Br
New Zealand, Nz
New York, Us
Sydney, Au