Atendemos em Domicílio e Empresas  /  +55 (48)  3244-6302   /  99998-7277  icon_wa.png  tweeter infb  facebook infb

Blog sobre Soluções em TI

Tecnologias assistivas: entenda a importância desses recursos!

Com os avanços tecnológicos, muitas ferramentas estão sendo criadas para tornar o dia a dia da população cada vez mais simples.

 As tecnologias assistivas fazem parte dessas inovações e estão sendo cada vez mais utilizadas por pessoas com deficiência.

Provavelmente, você já deve ter visto ou interagido com uma dessas tecnologias e nem se deu conta de que se tratava de um recurso como esses. Eles podem ser sons emitidos em semáforos, rampas de acesso ou até mesmo os elevadores que já estão presentes na maioria dos ônibus.

Quer saber o que são as tecnologias assistivas, para que elas foram criadas e como elas podem ser aplicadas? Continue lendo esse artigo até o final e fique por dentro!

Definição de tecnologia assistiva

Tecnologia Assistiva (TA) trata-se de um conjunto de recursos que facilitam o cotidiano das pessoas portadoras de deficiências, propiciando inclusão social, independência e qualidade de vida. Elas ampliam a mobilidade, melhoram a comunicação e aumentam habilidades, auxiliando esses cidadãos a enfrentar inúmeros desafios diariamente.

Existem diversos tipos de deficiências e cada caso é único. Por isso, as necessidades são diversas e requerem ferramentas distintas para que surtam efeitos. A boa notícia é que já existem soluções para todos os grupos de deficientes, com produtos e serviços especializados.

Foram realizados muitos estudos e pesquisas, com testes específicos para atender as necessidades das pessoas que tem deficiências, de modo que a tecnologia assistiva reúne fatores progressistas. É uma área do conhecimento humano que aplica diversos elementos:

  • práticas;
  • recursos;
  • materiais;
  • metodologias;
  • serviços;
  • produtos;
  • estratégias.

Atualmente as pessoas com deficiência podem fazer tudo o que as outras fazem. Estudar, trabalhar, se relacionar e se divertir como todos aqueles que não são deficientes. As ciências e as novas tecnologias são grandes aliadas no processo de democratização dessa parcela da população que antes era excluída da vida social.

As principais aplicações das tecnologias assistivas

As tecnologias assistivas estão sendo criadas em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil. Veja abaixo as principais aplicações de tais ferramentas:

  • educação;
  • saúde;
  • recursos humanos;
  • engenharia;
  • arquitetura;
  • tecnologia.

Um ótimo exemplo são os equipamentos que emitem sons para comunicar algo importante aos usuários, sejam eles cadeirantes ou pessoas com deficiências visuais. Existem também outros mais específicos para diferentes tipos de deficiência. São eles:

 

  • Access Earth (encontra estabelecimentos acessíveis);
  • Guia de Rodas (avalia o nível de acessibilidade dos locais);
  • eSSENTIAL Accessibility (ajuda a navegar na internet, no uso de mouse e teclado por comando de voz e na leitura do conteúdo da tela);
  • Dot Smart Watch (permite a leitura de conteúdos em Braille e pode ser integrado ao aparelho celular);
  • BeMyEyes (conecta voluntários com pessoas com deficiência visual);
  • AVA (transcreve áudios em textos para deficientes auditivos).

Agora que você já conhece algumas das possibilidades interessantes que já estão disponíveis, vai acabar encontrando outras opções incríveis observando o que acontece ao seu redor!

As categorizações das tecnologias assistivas

As categorias foram definidas por meio de avaliações de históricos e do estabelecimento das necessidades e desejos das pessoas portadoras de deficiências. Depois dessa análise e da realização de estudos, os especialistas criaram metas para atender as expectativas desse público.

Os objetivos foram definidos com a identificação das potencialidades de cada grupo, uma vez que todas as pessoas têm habilidades e dificuldades para o uso das inovações tecnológicas. As pesquisas apontaram os recursos disponíveis para a personalização de produtos e serviços. Assim, surgiram as seguintes categorizações:

  • Auxílio para a vida prática;
  • Auxílio para a mobilidade;
  • Auxílio para deficientes visuais;
  • Auxílio para deficientes auditivos;
  • Comunicação assistiva;
  • Recursos de acessibilidade em dispositivos eletrônicos e informatizados;
  • Sistemas de controle remoto;
  • Projetos de arquitetura e engenharia;
  • Próteses;
  • Adequação de postura;
  • Adaptações para veículos automotores.

Todas as categorizações citadas foram testadas e observadas, com a realização de comparações de resultados para verificar a efetividade de cada uma. A maioria precisou de ajustes para se tornarem adequadas e eficazes, permitindo a familiarização dos usuários com essas novidades fantásticas!

Depois de alcançar o máximo do aperfeiçoamento, os recursos úteis são disponibilizados, ou seja, colocados ao alcance do público no mercado. Determinados produtos são caros, mas podem ser financiados através de cartões de crédito. Outros podem exigir modificações para que funcionem e proporcionem os benefícios propostos.

A importância do tema para as empresas

Por que as empresas devem se preocupar com as tecnologias assistivas? A resposta é simples. A Lei nº 8213/1991, que trata da inclusão de deficientes nas empresas, impõe a contratação de colaboradores portadores de deficiências.

Muitos a conhecem como a lei de cotas, que estabelece em seu artigo 93 os percentuais de acordo com o número de funcionários. Sendo assim, empresas com mais de 100 empregados são obrigadas a oferecer de dois a cinco porcento de suas vagas para pessoas deficientes.

A finalidade da imposição é a promoção da inclusão e a aceitação da diversidade nos ambientes corporativos. Desta forma, a tecnologia assistiva é muito relevante para a realização de tarefas e contribui para o sucesso dos empreendimentos.

O papel da TI no uso das tecnologias assistivas

E qual seria o papel da TI no uso de tecnologias assistivas? Os setores de TI são responsáveis pelo bom funcionamento dos equipamentos informatizados. Eles administram os computadores e seus programas, ficando encarregados por instalar e manter funcionando as máquinas e as tecnologias assistivas da sua empresa.

Os deficientes fazem uso dos computadores para fazer o seu trabalho, adquirem conhecimentos e desenvolvem habilidades. O uso dos recursos tecnológicos facilita suas atividades diárias, permitindo o aumento da sua produção, a melhoria na comunicação, maior autonomia, interação, entre muitas outras vantagens.

Portanto, os profissionais de tecnologia de informação podem indicar soluções e incorporar inovações tecnológicas nas rotinas de trabalho das pessoas deficientes. Podem também auxiliar na instalação de softwares especiais, na adaptação do teclado e do mouse, entre outros arranjos.

A partir de hoje, você já sabe como as tecnologias assistivas podem ser úteis para o seu dia a dia. Já pode definir em quais áreas vai aplicá-las e compreendeu a importância delas para as empresas em geral. Enfim, ficou claro que elas propiciam o alcance dos objetivos da organização, sendo ferramentas indispensáveis para a inclusão e diversidade.

Precisa obter mais informações sobre tecnologias assistivas? Assine a newsletter e receba novidades no seu e-mail!

https://www.meupositivo.com.br/panoramapositivo/tecnologias-assistivas/

 

Apoio:                                                                                                

www.infb.com.br - COMPUTADORES | MANUTENÇÃO | VIGILÂNCIA CFTV | GESTÃO & MARKETING DIGITAL                                                                                                    

(Sites, Designers | Anúncios: Google, Facebook, Instagram) - (Seu negócio na Internet)                                                                                              

                                                                                                             

Há, 20 Anos ;-) Os Melhores Preços / Orçamento Gratuito / Atendemos em Domicílio e Empresas.                                                                                                        

24h Aberto/Plantão + Suporte Presencial/On-line: WhatsApp/Site (48) 9998.7277. Presença Global (BR/EUA/AU).         

Sobre Nós

Infobusiness (Infb.com.br) é uma empresa que atua no mercado de Tecnologia & Informática e busca desenvolver-se e gerar Soluções Corretivas e Preventivas, serviços e produtos, para atender consumidores que se preocupam com a Prevenção e a Segurança do seu Patrimônio.

Contato

whatsapp p1 (48) 99998-7277
whatsapp p1 (48) 98804-7992
whatsapp p1 (48) 3244-6302



infb@infb.com.br

Florianópolis, Br
São Paulo, Br
Brasília, Br
New Zealand, Nz
New York, Us
Sydney, Au