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Telecom Expense Management: como esse modelo pode ajudar?

Telecom Expense Management: como esse modelo pode ajudar?
Os modelos de gestão servem a diferentes propostas dentro das empresas. Por isso, existem metodologias específicas para cada setor,

visando ao máximo desempenho das áreas.

No caso das telecomunicações, a Telecom Expense Management (TEM) é um método utilizado para ajudar a empresa estrategicamente.

Como funciona essa ferramenta? Como ela se relaciona com a gestão de telecomunicações? Quais os benefícios de adotá-la? Confira as respostas a essas questões neste artigo!

O que é TEM?
Telecom Expense Management (gestão de despesas em telecomunicações) é uma metodologia de gestãoutilizada pelas organizações, que visa ao gerenciamento de um ativo estratégico essencial: a rede de telecomunicações.

Por meio da TEM, são gerenciados gastos, processos e recursos de telecom. O objetivo da metodologia é otimizar, mas também tornar mais sustentáveis as operações da empresa, garantindo uma gestão profissional e otimizada em relação a esse serviço.

Como a TEM se relaciona com a gestão de telecomunicações?
A TEM serve para otimizar a atuação da empresa no que diz respeito às telecomunicações. Confira a seguir como funciona a relação com a gestão.

Gestão de contratos
Uma das funcionalidades da TEM é a gestão de contratos. Esse processo contempla o cadastro de contratos ligados aos serviços de telecomunicações, como telefonia fixa e móvel, SMS, dados, locações, SLAs, entre outros.

Por meio dessa funcionalidade, é possível analisar tais documentos, monitorar aditivos, ciclos e até futuras negociações.

Auditoria de contas
A auditoria de contas é uma funcionalidade que permite realizar a conferência de faturas, ou seja, realiza um comparativo com o tarifador eletrônico e o valor cobrado no documento, por exemplo, da telefonia.

Além de evitar conflitos entre a empresa e o prestador de serviços, essa função ajuda na manutenção do contrato.

Gestão de ocorrências
É outra função que permite o acompanhamento do ciclo de chamados abertos juntos aos fornecedores de telecom. Essa funcionalidade controla o tempo de paralisação, as falhas e outros problemas que deixam os serviços indisponíveis. Por meio desse módulo, é possível não só monitorar aspectos técnicos, mas também outras funções ligadas ao prestador de serviços.

Além disso, a TEM permite automatizar o processo de coleta de dados, realizar um inventário de telecomunicações, analisar resultados, entre outras funcionalidades.

Quais os benefícios de adotar a Telecom Expense Management?
Ao observar as suas funcionalidades no último tópico, é possível ter um panorama das vantagens da TEM. Uma das principais é a organização de documentos em um mesmo local, o que agiliza o trabalho de quem precisa lidar com a documentação.

Entre outros benefícios estão:

integração entre os diferentes serviços de telecomunicação, permitindo controle maior da empresa;
maior eficácia na previsão de custos;
otimização da infraestrutura de TI;
possibilidade de contestação de faturas incompatíveis;
identificação de falhas na estrutura de telecomunicações, o que agiliza o processo de tomada de decisões para minimizar impactos negativos;
visão mais analítica sobre os serviços de telecom prestados, permitindo uma avaliação deles;
centralização de todos os dados de telecomunicações, o que gera relatórios mais precisos para a inteligência, entre outros.

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