Hoje em dia, diversas empresas de pequeno, médio e grande porte produzem uma infinidade de dados de vários tipos — e não os organizam. Ao mesmo tempo, estas empresas têm problemas
com produtividade, pois não conseguem identificar com detalhes que setor ou atividade apresentam excesso de gastos, ou como evitar fazer 2 vezes o mesmo trabalho em setores diferentes (como dar baixa em um produto), ou ainda de que maneira a experiência do cliente pode ser melhorada.
Como seria bom se desse para resolver todos estes problemas ao mesmo tempo, não é mesmo? E na verdade, dá! Com um programa de gerenciamento e análise de dados, e o auxílio valioso de uma consultoria, é possível estruturar e analisar dados para encontrar respostas pertinentes a cada uma das necessidades da empresa e, assim, controlar melhor o que se passa em seus setores. Trata-se de colocar o famoso Business Intelligence (BI) em prática.
Empresas de telecomunicações e call center, em especial, podem se beneficiar muito com uma gestão de dados eficiente. A instalação de softwares, recursos de cloud computing e armazenamento em bancos de dados inteligentes, podem evitar problemas comuns, como demora no atendimento ao cliente e desorganização no gerenciamento das equipes, além de ajudar o setor a economizar em despesas de telefonia.
Continue a leitura e entenda mais sobre as possibilidades de uma gestão de dados na sua empresa. Acompanhe!
O que é necessário para aplicar a gestão de dados?
Para uma empresa fazer bom uso de seus dados, ela precisa, primeiro, avaliar suas práticas correntes de gerenciamento de informações e, a partir disso e das necessidades da organização, decidir qual a arquitetura de dados mais adequada e quais tecnologias usar, sem esquecer da capacitação dos funcionários que usarão estas ferramentas todos os dias.
A seguir, conheça algumas vantagens concretas da gestão de dados em um call center:
Redução de custos
Hoje, serviços especializados oferecem relatórios detalhados e customizáveis sobre as despesas por departamento, ao mesmo tempo em que registram gastos especificamente com telefonia — inclusive as tarifas de equipamentos de PABX. Isso permite uma avaliação mais clara de onde está o excesso de custos e possibilita fazer economia especialmente no setor de comunicação, tanto interna quanto externa.
Controle do trabalho da equipe
Organizar um setor e manter toda a equipe trabalhando de forma coesa não é fácil, e é por isso que existem tecnologias para nos auxiliar também nesta tarefa. Os softwares especializados permitem a verificação de ligações particulares e comerciais dos colaboradores, assim como sua avaliação pelos clientes. Torna-se mais fácil, por exemplo, avaliar se a equipe precisa de um treinamento extra, e em qual área.
Mais estratégia no atendimento ao cliente
O sistema CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) oferece ao colaborador informações sobre o cliente e seu histórico com a empresa no momento da chamada. Isso agiliza o atendimento e tende a elevar a satisfação do cliente com a empresa.
Ou seja, modernizar a empresa por meio de um bom plano de gestão de dados e análise dos mesmos, traz benefícios em diversas áreas e auxilia no processo de tomada de decisões da empresa. Se o seu objetivo é gerar competitividade, vale a pena pesquisar mais a respeito das tecnologias que apresentamos.