Já pensou se de uma hora para outra o seu smartphone voltasse a ser um mero telefone? Não dá mesmo para imaginar a nossa vida sem os recursos tecnológicos que contamos
atualmente: softwares, aplicativos, armazenamento em nuvem e todos os outros atrativos da modernidade. E as maiores transformações ainda estão por vir com a Internet das Coisas. Você já ouviu falar?
Se as mudanças na vida pessoal já são significativas, imagine o impacto para o mundo empresarial! Estamos prestes a contar com sistemas conectados, integrados e autossuficientes para comandar grandes operações! Veja neste artigo, quais são os grandes desafios provocados pela Internet das Coisas para as empresas.
O que é Internet das Coisas?
Como o próprio nome já diz, a Internet das Coisas, resumida pela sigla IoT, do inglês Internet of Things, é quando as máquinas se conectam a ativos remotos com sistemas de gerenciamento centralizados. Na prática, tudo poderá se integrar por meio da tecnologia da informação e comunicação cooperativa, ilimitada e instantânea.
Os desafios para as companhias são gigantes, mas não maiores que os seus ganhos. Com um universo produtivo automatizado e integrado, as empresas vão se beneficiar de operações mais seguras, rápidas e com qualidade.
Contudo, para conquistar esses resultados positivos é preciso superar algumas barreiras.
Quais são os desafios da IoT para as empresas?
Para que a Internet das Coisas cumpra o seu papel de melhorar os ganhos das companhias, o gestor precisa saber lidar muito bem com essa ferramenta e ficar atento aos principais desafios da sua implantação e gerenciamento. Confira quais são eles.
1. Gestão de TI
A gestão da Tecnologia da Informação é, sem dúvidas, o primeiro grande desafio da implantação da IoT nos ambientes empresariais. Apesar de a TI já ocupar, atualmente, um lugar de destaque na maioria das corporações, esse papel será ainda mais relevante. A gestão de TI tem de superar desafios analíticos, de segurança e capacidade com a chegada da Internet das Coisas.
2. Segurança
Os processos comandados pela Internet das Coisas precisam ser extremamente confiáveis, do contrário, eles poderão expor dados importantes das empresas ou comprometer o bom funcionamento das operações. Logo, esse é também um grande desafio das companhias: contar com sistemas seguros que não coloquem em risco a empresa.
3. Capacidade
A implantação da Internet das Coisas vai gerar grandes quantidades de dados. A empresa precisa estar preparada para processar, armazenar e analisar todas essas informações a partir de dispositivos práticos, seguros e de bandas largas. Essa é mais uma questão que tem de ser discutida entre a gestão e TI e a diretoria.
4. Data Driven
Com tantas informações circulando e conectadas, a empresa se depara com questões éticas. Até onde os dados poderão ser coletados e utilizados a favor do mercado? O uso pessoal de carros, celulares, chaves e outros dispositivos poderá ser visto ou compartilhado sem violar a privacidade do usuário? É o data driven que tem de fazer parte do debate das corporações.
5. Tecnologia
O investimento em tecnologia é algo que compromete o orçamento das empresas. O grande desafio da Internet das Coisas para elas é se modernizar sem colocar em risco a sua saúde financeira. O gestor deve transformar a IoT em algo rentável e que gere valor para a sua organização.
Não há como negar que a Internet das Coisas é um grande desafio. Porém, ela trará grandes contribuições para otimizar a produtividade, melhorar a qualidade dos produtos e serviços, dar mais motivação para colaboradores e deixar gestores mais tranquilos. Tudo isso reflete no aumento de lucros das empresas e na solidificação da marca do mercado.