Atendemos em Domicílio e Empresas  /  +55 (48)  3244-6302   /  99998-7277  icon_wa.png  tweeter infb  facebook infb

Blog sobre Soluções em TI

7 investimentos em TI mais desejados pelos CIOs em 2019

Objetivo, segundo o Gartner, é garantir uma base estável para negócios digitais

 

A Transformação Digital está agitando a indústria de TI, e os CIOs estão reagindo, adotando várias novas tecnologias promissoras. Pesquisa recente do Gartner - "2019 CIO Agenda: Secure a new Foundation for Digital Business" - identificou várias tecnologias voltadas para a Transformação Digital que estão experimentando maior demanda e um punhado de outras que estão definhando ou recuando.

A Transformação digital é um ato de reequilíbrio, segundo a pesquisa com mais de 3.100 CIOs, de 89 países. "O negócio digital depende de uma TI sólida, capaz de combinar novas tecnologias disruptivas".

Veja os investimentos em tecnologia mais cobiçados pelos CIOs em 2019.

1 - BI e Data Analytics
Percentual de entrevistados aumentando o investimento: 45

Business Intelligence e Analytics são mercados que estão evoluindo de ferramentas direcionadas pela TI para ferramentas demandadas pelas áreas de negócio, relata Brad Smith, diretor administrativo da Cornerstone Advisors. Os bancos, como muitas outras empresas, já estão usando BI e Analytics para mitigação de fraudes, análise de portfólio, otimização de mix de produtos/canais e insights de campanha de marketing. "Agora, estamos vendo usuários maduros de BI migrando para análises preditivas e mais uso de dados em tempo real para recomendações de produtos direcionados individualmente e  painéis de desempenho individual", diz Smith.

Serge Findling, vice-presidente de pesquisa para Transformação Digital da IDC, prevê crescimento sólido para ferramentas de BI e Analytics, com receita crescendo de US $ 23,9 bilhões em 2018 para US $ 26,3 bilhões em 2019 (10% ano a ano).

Ainda outro observador do mercado vê problemas pela frente. "Estamos todos demonstrando um tremendo interesse em BI e software de análise de dados, mas negligenciamos algo importante: os usuários", alerta Thomas LaMonte, analista sênior da Gartner Digital Markets e redator do Gartner's GetApp. Ele observa que a adoção real de BI continua fraca, com 91% das organizações ainda não atingindo um nível de maturidade transformacional em Data Analytics.

2 -  Cibersegurança e Segurança da Informação
Percentual de entrevistados aumentando o investimento: 40

Com praticamente todos os líderes de TI focados na proteção de sistemas e dados, não é surpreendente que o investimento em tecnologias de segurança seja forte em 2019. À medida que as ferramentas de segurança existentes amadurecem, a adoção crescente de tecnologias emergentes, particularmente as redes de Internet das coisas (IoT), traz novos e sérios desafios de segurança. "Os ataques contra dispositivos IoT evoluirão, visando uma infraestrutura crítica que une nossos mundos físico e digital", diz Kunal Agarwal, gerente geral de IoT da Symantec.

Os sistemas de controle industrial que alimentam infraestruturas críticas, muitos desatualizados e mal equipados para enfrentar os ataques, serão particularmente vulneráveis, alerta Agarwal. "Estudos recentes mostraram que mais da metade desses sistemas são executados em ambientes Windows desatualizados, deixando-os altamente suscetíveis a ransomware, malware e ataques direcionados", diz ele.

"A adoção generalizada e rápida de dispositivos de IoT fez com que os fabricantes acelerassem o desenvolvimento, sacrificando as tecnologias de segurança que proporcionariam maior proteção em favor dos baixos custos de produção", observa Hansang Bae, diretor de tecnologia da empresa de software e hardware de rede Riverbed Technology. "Isso levará a violações generalizadas da IoT em 2019."

3 -  Serviços em nuvem
Percentual de entrevistados aumentando o investimento: 33

Ben Lorica, cientista chefe de dados da O'Reilly, acredita que 2019 será um ótimo ano para serviços e soluções em nuvem. Pesquisas da empresa mostram que mais organizações estão se voltando para a nuvem em busca de partes de sua infraestrutura de dados e análise. "Descobrimos também que as organizações que têm ampla experiência com plataformas em nuvem já estão usando novas tecnologias, como o serverless", diz ele.

A adoção de PaaS se tornará uma tecnologia predominante para empresas focadas em containers, bem como em soluções de negócios, como Analytics, IoT e também serviços de integração para plataformas SaaS, diz Krishnan Ramanujam, presidente de serviços de negócios e tecnologia da Tata Consultancy Services. "A abordagem de 'levantar e mudar', do pureplay, logo desaparecerá e a adoção da nuvem, mesmo em uma camada de IaaS, fará a transição para uma abordagem 'transformar enquanto migra'", acrescenta.

Ramanujam acredita que o AWS Outpost e outras soluções locais, como o Azure Stack e o Google Kubernetes Engine (GKE), permitirão que as empresas adotem esses provedores  hyperscale muito mais rapidamente e em um nível mais amplo, superando as preocupações clássicas de segurança e auditoria que sempre acompanhou a nuvem pública .

4 - Melhorias no sistema principal e transformação
Percentual de entrevistados aumentando o investimento: 31

À medida que as linhas entre aplicativos corporativos e de consumo se confundem, a pressão sobre os principais sistemas está aumentando. "Aplicações modernas, enriquecidas por Machine Learning e processamento de linguagem natural, exigem recursos dinâmicos e eficientes de computação, armazenamento e rede", diz Wendy Pfeiffer, CIO da Nutanix. "A necessidade de otimizar os modelos financeiros e de consumo também está impulsionando o uso do modelo multicloud."té 2022, 75% das estratégias digitais bem-sucedidas serão construídas por organizações de TI transformadas usando arquiteturas de aplicações e de dados modernizadas e racionalizadas, segundo Serge Findling. "Os CIOs devem modernizar e racionalizar a infraestrutura e seus aplicativos e arquiteturas de dados relacionados - uma tarefa incrivelmente difícil."

5 - Iniciativas de negócios digitais
Percentual de entrevistados aumentando o investimento: 31

O Marketing impulsionado pela experiência é uma maneira poderosa de construir, manter e fortalecer relacionamentos. Em 2019, o Marketing Digital continuará mudando de um foco transacional para um foco "experiencial" (construindo um relacionamento), observa Ramanujam. "Os consumidores recompensarão empresas que proporcionarem uma experiência de marca holística", afirma. "As empresas inteligentes estarão investindo no desenvolvimento desse tipo de experiência completa, em vez de uma experiência isolada de uma transação em particular".

6 - Experiência do usuário
Percentual de entrevistados aumentando o investimento: 29

As tecnologias de UI e UX devem ser prioritárias em 2019, diz Lauren Maffeo, analista sênior de conteúdo do Gartner's GetApp. "Pesquisa do Gartner mostra consistentemente que a maioria das empresas dos EUA com menos de 1 mil funcionários não usa chatbots ou planeja fazê-lo nos próximos um a dois anos", observa ela. Por outro lado, 65% dos millennials dos EUA querem usar chatbots, e o Gartner prevê que em 2019 três vezes mais empresas usarão chatbots do que aquelas que já o faziam em 2017.

"As tecnologias relacionadas à experiência do cliente estão no topo de nossa lista em 2019", diz Ramneek Gupta, diretor administrativo e co-diretor da Venture Investing, da Citi Ventures.

"As pessoas esperam experiências de produto rápidas e intuitivas, que levem em conta o contexto e as necessidades de forma implícita, e as empresas que não conseguirem entregar correm riscos", observa ele.

7 -  Inteligência Artificial e Machine Learning
Percentual de entrevistados aumentando o investimento : 27

Pressionados a reduzir os gastos, melhorar a agilidade corporativa da TI e acelerar a inovação, 70% dos CIOs aplicarão agressivamente dados e inteligência artificial às operações, ferramentas e processos de TI até 2021, prevê a empresa. No entanto, embora a maioria dos líderes de TI esteja ciente do potencial da IA, a maioria das organizações ainda não tem a capacidade de lidar efetivamente com a adoção da Tecnologia. Findling observa, portanto, que 2019 será um ano de aprendizado para a maioria das empresas, uma vez que elas lutam para atrair as competências de IA necessárias.

David Parmenter, diretor de engenharia de nuvem de documentos da Adobe, teme que a IA possa estar em um período de exuberância irracional e que uma reação adversa possa estar se desenvolvendo. "Assim como o mundo acordou para problemas reais em relação à privacidade e à segurança devemos ter cautela para que isso também aconteça na IA", diz ele.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia.

 

Sobre Nós

Infobusiness (Infb.com.br) é uma empresa que atua no mercado de Tecnologia & Informática e busca desenvolver-se e gerar Soluções Corretivas e Preventivas, serviços e produtos, para atender consumidores que se preocupam com a Prevenção e a Segurança do seu Patrimônio.

Contato

whatsapp p1 (48) 99998-7277
whatsapp p1 (48) 98804-7992
whatsapp p1 (48) 3244-6302



infb@infb.com.br

Florianópolis, Br
São Paulo, Br
Brasília, Br
New Zealand, Nz
New York, Us
Sydney, Au