Atendemos em Domicílio e Empresas  /  +55 (48)  3244-6302   /  99998-7277  icon_wa.png  tweeter infb  facebook infb

Blog sobre Soluções em TI

Como controlar a privacidade nas redes sociais? Série infb mostra

02/08 - Facebok: como controlar a privacidade da sua conta

Blog ensina a restringir quem tem acesso às suas informações e a proteger as publicações na rede social.

Nenhuma rede social reúne tantas informações dos seus usuários quanto o Facebook, a maior de todas. E a empresa de Mark Zuckerberg, que também controla o Instagram e o WhatsApp, esteve envolvida em escândalos recentes relacionados à privacidade.

Afinal, o que é possível fazer para proteger seu perfil e seus dados? Veja as dicas abaixo.

  1. Login via Facebook;
  2. Revisar dados visíveis para todos;
  3. Configurações da linha do tempo e marcações;
  4. Remover histórico de localização;
  5. Reconhecimento facial
  6. Privado, mas nem tanto

1) Login via Facebook

Já reparou que muitos serviços online (redes wi-fi, aplicativos, etc) permitem acesso a partir do login do Facebook? É preciso revisar constantemente quais sites estão autorizados a permanecerem integrados à sua conta. Para tirar o acesso de serviços desconhecidos, vá de novo lá na Verificação de Privacidade:

  • Acesse as "Configurações e ferramentas de privacidade" neste link;
  • Na lista da esquerda, clique em "Aplicativos e sites";
  • Selecione o aplicativo que quiser e clique em "Remover"

2) Revisar dados visíveis para todos

O Facebook tem atualizado constantemente a sua ferramenta de gerenciamento de privacidade. Para saber tudo o que você pode controlar, siga estes passos:

  • Acesse a página do gerenciador neste link;
  • Clique no botão "Fazer a Verificação de Privacidade"

Ali você poderá selecionar quem vai ver as suas próximas publicações. São 5 opções:

  • Público (todos usuários poderão visualizar as publicações);
  • Amigos (somente os seus amigos poderão visualizar as suas publicações);
  • Amigos, exceto (é possível restringir que um ou uma lista de amigos não consiga visualizar diretamente a publicação);
  • Amigos específicos (é possível determinar exatamente quem poderá visualizar a publicação);
  • Somente eu (esta opção é útil para armazenar algum link, foto, vídeo, pois somente o dono do perfil conseguirá visualizá-la);

Depois de definir o nível de visibilidade das publicações, clique em "Avançar".

Os detalhes que você colocar no seu perfil são opcionais e, por esse motivo, é bom avaliar a finalidade se eles precisam ficar visíveis para todos os usuários. Uma dica: sempre que houver dúvida sobre deixar algum detalhe público, é melhor não o fazer.

Não é uma boa ideia deixar que outros usuários vejam números de telefone e contas de e-mail, por exemplo, principalmente se você costuma aceitar solicitações de amizade de desconhecidos.

 

Dados pessoais como data de nascimento e status de relacionamento são informações extremamente íntimas. Dá para restringir quem poderá visualizar esses detalhes, inclusive criar grupos de permissões personalizados.

Com relação a dados de trabalho e educação, depende de que tipo de reputação online se quer construir, mas, na dúvida, é melhor não deixar esses dados abertos.

3) Linha do tempo e marcações

Algumas pragas virtuais utilizam uma sessão ativa do usuário para se espalhar no Feed dos seus contatos. Uma maneira eficiente de evitar o compartilhamento espontâneo delas, ou mesmo ser marcado numa publicação inapropriada, é ativar a análise das marcações na linha do tempo.

Para configurar essa, e demais opções de privacidade, siga os seguintes passos:

  • Acesse este link;
  • Marque como "Somente eu" a opção de quem pode publicar na linha de tempo;
  • Ative a opção "Analisar publicações nas quais você foi marcado". Ela impedirá que outras pessoas façam publicações que aparecerão automaticamente na sua linha de tempo.

Nessa mesma área é possível restringir quem poderá ver as suas publicações futuras, limitar que poderá enviar solicitações de amizade, impedir que vejam a sua lista de amigos e ser localizado nos mecanismos de pesquisa.

 

4) Remover histórico de localização

 

O Facebook armazena o histórico dos serviços de localização do dispositivo. Essas informações são utilizadas para melhorar a publicação de conteúdo baseado na geolocalização, ofertas, check-ins e no recurso "Amigos nas Imediações".

Você pode desativar os Serviços de Localização a qualquer momento. Neste caso, o Facebook não adicionará novas informações ao seu histórico, mesmo este tenha sido ativado por você. Para remover o histórico, siga os seguintes passos:

  • Abra este link;
  • Clique sobre o ícone em formato de 3 pontos, no canto superior direito, e selecione a opção de exclusão. É possível apagar o histórico do dia ou todo o histórico armazenado.

5) Reconhecimento facial

O reconhecimento facial no Facebook simplifica as marcações em fotos e funciona como mecanismo de segurança para monitorar o uso de imagens por terceiros.

Quando essa opção estiver habilitada, sempre que alguém publicar uma foto em que você aparecer será exibida uma notificação indicando onde ela foi publicada. Em caso de uso não autorizado, basta denunciar e solicitar a remoção.

6) Privado, mas nem tanto

Todas as opções apresentadas neste guia ajudam proteger a privacidade das informações pessoais. No entanto, se uma publicação estiver restrita a um grupo determinado de amigos, basta que um deles faça uma captura de tela e compartilhe para este conteúdo se tornar público, driblando as configurações de privacidade.

 

Por isso, o ideal é sempre avaliar o conteúdo ANTES de postar ou compartilhar: porque, na prática, não há garantia de que ele será visto apenas pelos seus amigos.

 

Apoio:
www.infb.com.br - COMPUTADORES | MANUTENÇÃO | VIGILÂNCIA CFTV | GESTÃO & MARKETING DIGITAL
(Sites, Designers | Anúncios: Google, Facebook, Instagram) - (Seu negócio na Internet)

Há, 18 Anos ;-) Os Melhores Preços / Orçamento Gratuito / Atendemos em Domicílio e Empresas.
24h Aberto/Plantão + Suporte Presencial/On-line: WhatsApp/Site (48) 9998.7277. Presença Global (BR/EUA/AU).

 

https://g1.globo.com/economia/tecnologia/blog/ronaldo-prass/post/2019/07/24/facebook-como-controlar-a-privacidade-da-sua-conta.ghtml

Sobre Nós

Infobusiness (Infb.com.br) é uma empresa que atua no mercado de Tecnologia & Informática e busca desenvolver-se e gerar Soluções Corretivas e Preventivas, serviços e produtos, para atender consumidores que se preocupam com a Prevenção e a Segurança do seu Patrimônio.

Contato

whatsapp p1 (48) 99998-7277
whatsapp p1 (48) 98804-7992
whatsapp p1 (48) 3244-6302



infb@infb.com.br

Florianópolis, Br
São Paulo, Br
Brasília, Br
New Zealand, Nz
New York, Us
Sydney, Au