Atendemos em Domicílio e Empresas  /  +55 (48)  3244-6302   /  99998-7277  icon_wa.png  tweeter infb  facebook infb

Blog sobre Soluções em TI

O que é gestão da inovação? Descubra o potencial para a sua empresa!

A inovação — algo indispensável para manter a competitividade e sustentabilidade dos negócios

 é o assunto de maior destaque no mundo corporativo atualmente. Mas não basta inovar para ter bons resultados. É preciso, além disso, realizar a gestão da inovação, que transforma o potencial inovativo da sua empresa em realidade concreta e lucrativa.

Quer potencializar os resultados do processo de inovação na sua empresa? Então, tenha atenção às orientações e dicas deste post!

O que é inovação?

Basicamente, inovar é criar algo inusitado a partir de uma coisa preexistente, que pode ser uma tecnologia, um processo, produto, serviço ou modelo de negócio, gerando valor a partir da criatividade, tornando essa coisa melhor, abrindo novos mercados e oportunidades de negócio que a concorrência não podia sequer imaginar.

O processo de inovação aproveita algo que já tem viabilidade e demanda e o torna ainda mais viável e interessante para os seus consumidores, maximizando a lucratividade. É por isso que a inovação precisa ser pensada como um ativo empresarial.

 

O que é gestão de inovação?

A gestão de inovação é a estruturação de um processo concreto de inovação, com começo (entradas), meio (processamento) e fim (saídas e geração de resultados). Em suma, a gestão de inovação consiste em estabelecer meios e métodos para gerar valor, concretizando ideias.

A gestão de inovação nas empresas de tecnologia tem grande visibilidade no mercado — inovação digital — porque, geralmente, os produtos tecnológicos (smartphones, tablets, computadores etc.) e os serviços com base tecnológica (portais de serviços, aplicativos de compra e venda de produtos, transporte, alimentação, etc.) têm grande alcance de público e impactam o dia a dia de cada indivíduo, facilitando as tarefas diárias e reduzindo esforços e custos.

A gestão de inovação nas empresas é responsável por sistematizar o processo de inovação, determinando quantas etapas e quais rotinas ele terá, quais recursos humanos, materiais, financeiros e tecnológicos serão aplicados nele e estabelecendo a estrutura hierárquica e decisória que será praticada para viabilizar a geração de resultados.

Qual é a importância da gestão de inovação nas empresas?

A gestão de inovação nas empresas é importante para evitar a estagnação sistêmica das organizações e virar o foco para a sustentabilidade empresarial. A sustentabilidade, segundo a ONU, tem três pilares: econômico, social e ambiental. Normalmente, o foco da inovação fica centrado no viés econômico da sustentabilidade, mas pode se expandir também para as outras duas vertentes.

Quanto mais a sua empresa demonstrar que inova com uma visão de 360 graus, valorizando os aspectos econômicos, sociais e ambientais na gestão do negócio como um todo, mais ela poderá se destacar no cenário mercadológico e maior visibilidade e prestígio alcançará perante os clientes, investidores e parceiros de negócios.

Qual é o papel da gestão de inovação nas empresas?

O papel da gestão de inovação nas empresas é tornar o ambiente de negócio propício para a concepção de ideias inovadoras, seu desenvolvimento e materialização, assim como para a sua oferta ao mercado, na forma de um produto, processo, serviço, modelo de negócio ou tecnologia.

O papel da gestão de inovação nas empresas tem caráter estratégico, pois se vincula às questões de sustentabilidade do negócio. Portanto, a alta direção das empresas precisa estar diretamente envolvida nas rotinas de inovação.

Como implementar a gestão de inovação nas empresas?

Os passos essenciais para fazer a gestão de inovação nas empresas são muito práticos e extremamente fáceis de implementar. Veja, a seguir, quais são eles.

Destaque a inovação no organograma da sua empresa

A gestão de inovação nas empresas precisa ser delegada a uma área específica dentro do organograma empresarial, idealmente em nível gerencial. Afinal, inovação não combina com falta de autonomia.

O gestor de inovação deve ser um líder nato, já que ele é um dos stakeholders mais importantes para garantir a disrupção e o fit de mercado das inovações da sua organização.

Forme a cultura de inovação

A gestão de inovação nas empresas só prospera onde há abertura para novas ideias, pessoas empreendedoras e apetite de risco — que vai determinar o quanto a sua empresa está disposta a investir para obter o retorno estimado, mas ainda incerto.

Para isso, é preciso desenvolver a cultura de inovação, o que requer a disponibilização de cursos, palestras e treinamentos sobre o assunto e, acima de tudo, que a alta direção da organização demonstre que incentiva e valoriza o espírito inovativo.

Vale ressaltar que a formação da cultura de inovação requer um investimento de médio a longo prazo, o que não se faz da noite para o dia.

Inclua a inovação na estratégia empresarial

O direcionamento estratégico da empresa precisa abranger ações de inovação alinhadas com os objetivos do negócio, para promover a sinergia entre os recursos disponíveis — humanos, materiais, tecnológicos e financeiros.

Isso provoca a atualização, racionalização ou disrupção dos processos produtivos, operacionais e gerenciais da organização, tornando mais atrativas e eficazes as entregas proporcionadas aos clientes e melhorando os resultados obtidos.

Mostre para a empresa a importância de inovar

Ter acesso a casos de sucesso e de fracasso serve para tirar insights e lições fabulosas sobre a importância da inovação. Por isso, propicie aos seus colaboradores momentos para a prática do benchmarking e estudos de caso, como:

  • o caso da Toyota, que dá autonomia aos funcionários de todos os níveis para exercerem a sua criatividade no desenvolvimento de soluções inovadoras;
  • a história da Kodak, que patenteou a máquina fotográfica digital antes de todos os concorrentes e nunca a lançou no mercado, tendo sido derrotada pelo comodismo e a falta de apetite de risco.

Descubra e implemente novas ideias

A mola propulsora da inovação é a ideia criativa, mas ela não surge em um ambiente inóspito. Ideias criativas precisam de terreno fértil para florescer.

Os colaboradores precisam ver as suas ideias saindo do papel para o mundo real — sendo implementadas. Então, nada de colocá-las na gaveta! Se uma ideia não for boa, ajude a melhorá-la ou prove a sua inviabilidade. Assim, não haverá frustração e nem descrédito quanto à gestão da inovação.

Estruture o processo de inovação

A gestão de inovação nas empresas será responsável por sistematizar o processo de criação, seleção, análise e viabilização econômica, técnica e tecnológica de ideias que tragam solução para problemas e expectativas da empresa e de seus clientes.

Nesse contexto, é fundamental que haja ferramentas tecnológicas de gestão de projetos, pois a inovação é uma ferramenta importante que precisa ser gerenciada em nível físico, financeiro, técnico, temporal, humano, intelectual e mercadológico, dentre outros aspectos específicos do tipo de inovação pretendido.

A ferramenta de gestão de projetos possibilita medir de forma dinâmica os esforços e mudanças alcançados, permitindo gerar relatórios, indicadores e gráficos analíticos.

Desenvolva projetos paralelos

No campo da inovação, desenvolver parcerias é fundamental. Com elas, é possível desenvolver projetos paralelos de inovação, tendo, como parceiros, fornecedores, clientes e instituições de pesquisa e desenvolvimento.

Cada um desses agentes de inovação tem uma perspectiva de visão diferente da vigente no ambiente interno da organização, o que amplia as possibilidades de inovar mais rápido, compartilhando os riscos e os retornos financeiros.

Entenda o ambiente legal

Inovar tem diversos aspectos interessantes que precisam ser considerados, como: mecanismos de acesso a crédito e financiamento, proteção e comercialização de propriedade intelectual ou industrial — registro de marcas e patentes. E o principal: seus benefícios devem ser bem aproveitados.

Saiba vender as suas ideias

As ideias inovadoras terão que ser vendidas em diversos momentos: para as equipes de inovação, produção ou serviços, a diretoria, os investidores e, por fim, para o mercado. Nesse sentido, é preciso saber falar a linguagem de cada um desses públicos e argumentar de forma assertiva para efetivar a venda.

Viabilize novas formas de monetização

A luz no fim do túnel da inovação é o lucro que será gerado. Por isso, desde o início de cada projeto, as formas de monetização têm que ser vislumbradas e planejadas, para que haja um bom retorno sobre o investimento.

Saiba que o retorno sobre o investimento em inovação pode não ser muito óbvio. Ele pode vir na forma de melhoria da imagem da empresa, na ampliação da base de clientes ou refletir em um melhor posicionamento no mercado, que vai se converter em ganhos monetários ao longo do tempo — e não, necessariamente, no momento do lançamento da inovação.

Determine indicadores de desempenho

A gestão de inovação nas empresas tem o objetivo de gerar resultados e, como o que não é medido não é gerenciado — como disse Peter Drucker, o guru da Administração —, é imprescindível definir indicadores de desempenho para acompanhar cada etapa do processo de inovação.

Se, por exemplo, a sua empresa gera uma média de 10 ideias novas por mês — ou seja, 120 ideias por ano —, por que ela só lança uma inovação por ano? Em qual etapa do processo de inovação o desempenho pode melhorar para que haja maior aproveitamento desse potencial criativo? Com essas informações, será possível medir resultados.

A gestão de inovação nas empresas contribui significativamente para alavancar os resultados e o crescimento de uma organização. Para que realmente funcione, é preciso haver uma estrutura profissional de comando do processo de inovação, que envolva todos os colaboradores e gere valor para o público interno e externo da empresa.

Agora que você conhece o passo a passo essencial para implementar a gestão de inovação, continue a leitura e conheça os benefícios que a sua empresa pode ter com essa boa prática.

Benefícios da gestão de inovação

Os benefícios da gestão de inovação nas empresas são diversos e, dentre eles, podemos destacar alguns. Confira a seguir!

Valorização da Marca

Dentre os critérios de valorização das marcas, a inovação tem um peso expressivo, uma vez que demonstra ao mercado que a empresa por trás da marca está sempre em busca de novas tecnologias, processos, produtos, serviços e modelos de negócio, que vão contribuir para a continuidade e sustentabilidade da organização.

Empresas como Uber, Netflix e Google são grandes referenciais de valorização da marca, devido ao posicionamento inovativo que têm frente ao mercado.

Vantagem competitiva e aumento da lucratividade

A inovação traz diferenciais para os produtos e serviços da empresa, gerando vantagem competitiva em relação à concorrência. Em função desse diferencial, o consumidor se dispõe a pagar mais por produtos e serviços que geram maior valor. Assim, a organização consegue maior lucratividade e maior satisfação dos seus clientes e stakeholders.

A inovação também gera vantagem pelo aumento de produtividade e redução de custos para fazer os mesmos produtos e serviços — o que também impacta a melhoria competitiva, pois aumenta a lucratividade.

Abertura de novos mercados

Com a inovação, pode-se explorar carências e deficiências de produtos, serviços, tecnologias, processos e modelos de negócio, no sentido de desenvolver soluções inovadoras. Com isso, é possível abrir novos mercados ou mesmo descobrir um nicho de mercado inexplorado.

Por exemplo: a Uber explorou a deficiência de acesso ao serviço de táxi em qualquer local e em horários de rush e agregou a tecnologia do APP para facilitar o acesso a este serviço. E o melhor: fez isso sem ter uma frota própria de veículos, explorando também a deficiência do mercado em relação ao desemprego e ao baixo nível de renda de pessoas que possuem veículos próprios.

Alinhamento dos processos com a estratégia

Ainda que a inovação seja uma estratégia, ela depende de processos para se sustentar e desenvolver. Sendo assim, a gestão da inovação proporciona a organização dos processos internos, de modo que eles façam fluir a inovação e que sejam alcançados resultados consistentes em relação aos objetivos estratégicos do negócio.

Atração e retenção de talentos

Uma empresa inovadora tem gosto pelo desafio de gerar o novo. Por esse motivo, ela atrai pessoas que fogem do comodismo e da mesmice e consegue reter esses colaboradores pela renovação constante dos desafios de inovar, promovendo um círculo virtuoso de atração e retenção de talentos.

Pessoas motivadas para a inovação precisam de ambientes que favoreçam a criatividade, valorizem e implementem ideias, recompensem bem os geradores das ideias e compartilhem as conquistas com todos que contribuem para que a cultura de inovação cresça e se fortaleça.

A gestão de inovação nas empresas acontece quando as ideias passam do papel para a realidade prática, gerando valor para o negócio e para a sociedade. E, nesse contexto, as empresas da área tecnológica não param de produzir inovações.

 

/www.meupositivo.com.br/panoramapositivo/gestao-da-inovacao/

Apoio:
www.infb.com.br - COMPUTADORES | MANUTENÇÃO | VIGILÂNCIA CFTV | GESTÃO & MARKETING DIGITAL
(Sites, Designers | Anúncios: Google, Facebook, Instagram) - (Seu negócio na Internet)

Há, 20 Anos ;-) Os Melhores Preços / Orçamento Gratuito / Atendemos em Domicílio e Empresas.
24h Aberto/Plantão + Suporte Presencial/On-line: WhatsApp/Site (48) 9998.7277. Presença Global (BR/EUA/AU).

Sobre Nós

Infobusiness (Infb.com.br) é uma empresa que atua no mercado de Tecnologia & Informática e busca desenvolver-se e gerar Soluções Corretivas e Preventivas, serviços e produtos, para atender consumidores que se preocupam com a Prevenção e a Segurança do seu Patrimônio.

Contato

whatsapp p1 (48) 99998-7277
whatsapp p1 (48) 98804-7992
whatsapp p1 (48) 3244-6302



infb@infb.com.br

Florianópolis, Br
São Paulo, Br
Brasília, Br
New Zealand, Nz
New York, Us
Sydney, Au