Atendemos em Domicílio e Empresas  /  +55 (48)  3244-6302   /  99998-7277  icon_wa.png  tweeter infb  facebook infb

Blog sobre Soluções em TI

Windows 95, que trouxe o Menu Iniciar, completa 25 anos

Sistema operacional foi lançado em 24 de agosto de 1995 e inaugurou funções que perduram até hoje, como o Menu Iniciar e Lixeira.

 O Windows 95 completa 25 anos nesta segunda-feira (24). Considerado o primeiro sistema operacional da era moderna da Microsoft, ele trouxe características que permanecem até hoje, como o Menu Iniciar, a Lixeira e Barra de Tarefas.

Seu antecessor, Windows 3.1, tinha uma interface gráfica mais rudimentar. Não havia, por exemplo, a opção de maximizar e minimizar janelas.

Com a chegada do Windows 95, a ideia de multitarefa ganhou mais força, graças à Barra de Tarefas que permitia abrir e organizar os programas rapidamente.

Outra novidade do sistema operacional foi a opção "plug and play", que reconhecia periféricos automaticamente ao conectá-lo ao computador.

O Internet Explorer, que aos poucos está sendo aposentado pela Microsoft, também fez sua estreia naquela época. O software não foi amplamente adotado de primeira porque a internet ainda era novidade, mas se tornou cada vez mais popular com as atualizações.

O Windows 95 foi tão popular que vendeu 7 milhões de cópias em suas primeiras cinco semanas nas lojas. A Microsoft fez bastante barulho no lançamento, investindo US$ 300 milhões em marketing.

Uma das ações envolvia Jennifer Aniston e Matthew Perry, astros da série "Friends", em uma espécie de guia em vídeo das novidades. O Menu Iniciar tinha um comercial só dele, com a música "Start Me Up", dos Rolling Stones.

Uma interface mais amigável

Só que essa não foi a única reinvenção do Windows 95 que perdura até hoje. Além do Menu Iniciar, toda a interface como conhecemos hoje nasceu basicamente ali. A começar pela própria Barra de Tarefas na parte inferior da tela, indicando quais os programas estavam abertos no momento e facilitando a vida de muita gente na hora de gerenciar o que estava sendo feito.

Windows 95

 

Quem também deu as caras pela primeira vez foi o Windows Explorer, tratado como uma evolução do File Manager existente até então. Com ele, os usuários podiam acessar suas pastas e arquivos de maneira muito mais simples, o que ajudou a popularizar a navegação por entre aquelas várias janelas — contribuindo para o Windows se tornar um dos sistemas mais usados do mundo.

A internet ao alcance de todos

Quem também completa 25 anos juntamente com o Windows 95 é o Internet Explorer. Embora esteja longe de ser o navegador mais amado das pessoas e já tenha sido engolido pelo Edge, foi em 1995 que ele ganhou sua primeira versão.

Conectou, funcionou

Pode parecer estranho, mas existia um mundo em que não bastava conectar um dispositivo em seu computador para que ele funcionasse. E foi somente com o Windows 95 que isso começou a mudar.

O sistema operacional foi o primeiro a receber o chamado Plug and Play, que permitia ao sistema reconhecer e instalar os periféricos automaticamente. É claro que eram poucos os acessórios que funcionavam dessa forma, sobretudo teclados e mouses, mas foi uma enorme revolução para a época.

 

O caríssimo som de boas-vindas

Embora seja algo completamente datado, o Windows 95 tinha algo que deixou muita gente boquiaberta e encantada quando chegou ao mercado: sons de início. Quando uma pessoa ligava seu computador, ela era recebida com uma rápida melodia de alguns poucos segundos que dava toda a elegância àquela novidade. E o que pouca gente sabe é o quanto esse barulhinho custou à Microsoft.

Vida longa

Embora o seu sucessor, o Windows 98, tenha sido lançado três anos depois, a versão de 1995 continuou firme e forte por mais um bom tempo. Tanto que a Microsoft só abandonou o suporte ao velho guerreiro somente no finalzinho de 2001.

 

https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2020/08/24/windows-95-que-trouxe-o-menu-iniciar-completa-25-anos.ghtml

 

https://canaltech.com.br/windows/windows-95-curiosidades-47887/

 

Apoio:                                                                                                

Infobusiness (www.infb.com.br) - SOLUÇÕES EM TI

COMPUTADORES | MANUTENÇÃO | AULAS | SUPORTE REMOTO | VIGILÂNCIA CFTV | GESTÃO & MARKETING DIGITAL

(Sites, Designers | Anúncios: Google, Facebook, Instagram) - (Seu negócio na Internet)

 

Sobre Nós

Infobusiness (Infb.com.br) é uma empresa que atua no mercado de Tecnologia & Informática e busca desenvolver-se e gerar Soluções Corretivas e Preventivas, serviços e produtos, para atender consumidores que se preocupam com a Prevenção e a Segurança do seu Patrimônio.

Contato

whatsapp p1 (48) 99998-7277
whatsapp p1 (48) 98804-7992
whatsapp p1 (48) 3244-6302



infb@infb.com.br

Florianópolis, Br
São Paulo, Br
Brasília, Br
New Zealand, Nz
New York, Us
Sydney, Au