Atendemos em Domicílio e Empresas  /  +55 (48)  3244-6302   /  99998-7277  icon_wa.png  tweeter infb  facebook infb

Blog sobre Soluções em TI

Implementar a Governança de TI: quais são os desafios?

As ferramentas e soluções digitais têm possibilitado um grande aumento da conexão entre empresas, da mobilidade de dados e informações. Além disso, essa evolução tecnológica fomentou o

desenvolvimento e entrega de serviços de alta qualidade para o público.

Contudo, na mesma medida em que os processos empresariais se tornam cada vez digitalizados, a complexidade e vulnerabilidade dos sistemas online crescem, o que torna a criação de um ambiente digital confiável e eficaz cada vez mais desafiador para gestores de TI.

A cada dia são novos produtos e sistemas que torna grande a quantidade de ameaças e fazer com que a governança de TI se torne mais complexa. Pensando em lhe ajudar a entender quais são os maiores desafios da Governança de TI na atualidade, preparamos este artigo. Acompanhe!

Garantir a segurança da informação
Podemos observar que nos últimos anos, grandes instituições, reconhecidas por suas complexas políticas de segurança, sofreram ataques e roubos de informações, resultando na exposição de dados e informações importantes.

Muitas falhas foram utilizadas de diversas maneiras, aproveitando sempre as fragilidades existentes em dispositivos IoT, aparelhos pessoais e até mesmo bugs em sistemas importantes. Com o aumento da integração da tecnologia no ambiente empresarial, maiores são os perigos digitais para as empresas.

É por esse motivo que os times de TI lidam diariamente com redes que apresentam centenas de aparelhos conectados ao mesmo tempo — indo de simples cafeteiras a servidores mais complexos. Boas soluções de segurança são imprescindíveis para o sucesso do negócio.

Controlar a estratégia do BYOD
A estratégia empresarial denominada Bring Your Own Device (BYOD), ou “traga seu próprio dispositivo”, em português, refere-se à política de funcionários ou colaboradores levando seus próprios aparelhos e dispositivos eletrônicos móveis para a empresa.

Embora seja uma estratégia que tem crescido no meio empresarial, ela é apontada como perigosa para a segurança digital de uma companhia. Isso porque quando as políticas de gestão de TI não conseguem controlar os conteúdos e atividades online realizadas pelo funcionário, o ambiente digital fica exposto a uma série de ameaças digitais.

Além disso, é claro, há o fato de que esse tipo de política dá margem a mais distração e perda de produtividade entre os funcionários.

Criar uma política de gestão e segurança digital
Com o aumento das ameaças digitais e dos riscos advindos da estratégia BYOD, tornou-se indispensável a criação de uma política de segurança e gestão digital. Nela devem ser incorporados controles de acesso, restrição de sites que apresentam muitos riscos, regras de uso, entre outros.

Esses cuidados vão de encontro aos desafios da governança de TI da empresa, tornando muito mais confiável os processos e aumentando a capacidade de armazenamento de dados e melhorias do desempenho dos sistemas implementados na empresa. Por consequência, o poder de inovação e bom gerenciamento da empresa se tornam muito maiores.

Documentar as falhas e vulnerabilidade do sistema
Para efetuar um controle constante, é imprescindível monitorar periodicamente os sistemas de armazenamento e segurança de dados e informações importantes. Dessa maneira fica mais fácil identificar e documentar falhas e vulnerabilidades do sistema.

A documentação de falhas também permite a aplicação de medidas para resolver todos os problemas em relação à segurança das informações digitais na empresa.

Portanto, no nosso artigo conhecemos os principais desafios da Governança de TI e as ações pertinentes para manter esse controle. Não deixe de implantar os processos citados na sua empresa para que todo o desempenho e segurança dos sistemas sejam mantidos em ordem.

Sobre Nós

Infobusiness (Infb.com.br) é uma empresa que atua no mercado de Tecnologia & Informática e busca desenvolver-se e gerar Soluções Corretivas e Preventivas, serviços e produtos, para atender consumidores que se preocupam com a Prevenção e a Segurança do seu Patrimônio.

Contato

whatsapp p1 (48) 99998-7277
whatsapp p1 (48) 98804-7992
whatsapp p1 (48) 3244-6302



infb@infb.com.br

Florianópolis, Br
São Paulo, Br
Brasília, Br
New Zealand, Nz
New York, Us
Sydney, Au