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Blog sobre Soluções em TI

Como auditoria em Telecom ajuda nos processos da minha empresa?

Atualmente, existem vários meios para que os gestores de TI, já tão sobrecarregados de tarefas, possam reinventar o setor de Tecnologia da Informação e trazer resultados positivos para a

empresa. Para chegar a esse patamar, é importante conhecer as vantagens da auditoria em telecom.

Se você quer tornar a sua organização mais eficiente e produtiva, é preciso aprender como esse processo pode tornar o setor mais eficiente e ágil.

A exemplo de outras auditorias realizadas nas empresas, a área de telecomunicações também precisa passar, vez ou outra, por uma vistoria, a fim de identificar possibilidades de melhorias. É caso da sua empresa? Então acompanhe mais detalhes sobre esse assunto agora.

O que é uma auditoria em telecom?
Como o próprio nome já diz, uma auditoria em telecom é realizada por uma empresa especializada na área de gestão em telecomunicação. O trabalho é desempenhado por equipes treinadas para analisar e controlar o uso do telefone e outras ferramentas de comunicação.

Quando esses recursos são usados de maneira incorreta, podem ocasionar prejuízos para a corporação. Ou pior: a empresa pode estar pagando por algo que nem sequer usou.

Para identificar tudo isso, a auditoria é realizada com equipamentos modernos que fazem uso de softwares que conseguem realizar uma verdadeira varredura nos registros telefônicos da companhia. Somente dessa forma, é possível identificar falhas nas contas e controlar a forma como esse recurso é utilizado pela empresa.

Quais as principais vantagens da auditoria em telecom?
Contratar uma auditoria em telecom para fazer o elo entre as telecomunicações e a tecnologia da informação por meio da gestão do setor traz muitas vantagens para a empresa. Veja o que ela faz pelos negócios:

Analisar os valores das faturas
Para extrair ao máximo as vantagens da auditoria em telecom, a empresa de consultoria precisa analisar cuidadosamente suas despesas por meio das faturas enviadas a cada setor ou diretamente com a equipe da própria central ou administrativa.

Dessa forma, é possível observar se as tarifas cobradas nos últimos meses correspondem ao que foi contratado junto à operadora de telecomunicações.

Isso parece simples, mas é um trabalho detalhista que na correria do dia a dia e sem os recursos adequados as companhias não conseguem parar para avaliar. Por isso, é importante contar com quem entende do assunto.

Essa ação é primordial, pois cada companhia recebe um tipo de serviço das operadoras, principalmente aquelas que fazem uso de call center. Para contratos especiais, é preciso checar se as tarifas cumprem o que foi acordado entre as partes.

Isso exige bastante atenção por parte dos gestores, pois, além de verificar as contas, é necessário confirmar se as linhas que, porventura, tenham sido canceladas, foram devidamente excluídas das faturas, evitando as cobranças indevidas.

Além disso, é preciso avaliar se o provedor está fornecendo os serviços de telecomunicação com a qualidade contratada — o que é comprovado facilmente pela auditoria. Caso contrário, a empresa deverá, obrigatoriamente, ser ressarcida.

Reduzir os custos
O principal foco da auditoria é, sem dúvidas, evitar o desperdício de recursos com pagamentos indevidos de serviços e identificar equipamentos ociosos, que podem ser reaproveitados de outra maneira pelo setor de TI.

Ainda que, em um primeiro momento, pareça pouco dinheiro para chamar a atenção do empresário, os erros nas faturas de telefonia e telecomunicações podem fazer toda a diferença para o caixa da empresa, especialmente se o gestor pensar na redução de custos em longo prazo.

Automatizar processos
Não é incomum encontrar empreendimentos onde chegam pilhas de faturas de concessionárias de telecomunicação que devem ser validadas, gerando um grande trabalho, especialmente no call center, não é mesmo?

Ao documentar os planos contratados e a quantidade de linhas utilizadas, o gestor de TI pode investir em iniciativas e ferramentas para automatizar o controle e a gestão de todas as contas de telecom da organização, de maneira centralizada, tornando todo o processo mais ágil e eficaz.

Além de manter as despesas em ordem e otimizar os sistemas, a auditoria em telecom, quando aliada a tecnologias com melhor custo-benefício, como a telefonia IP, pode enxugar custos, contribuindo para elevar a rentabilidade do negócio.

Gerenciar despesas de telecomunicações
Uma das grandes vantagens da auditoria em telecom é a possibilidade de gerenciar e aperfeiçoar processos por meio de soluções inovadoras. Assim, o gestor consegue ver onde o dinheiro é gasto e todas as informações do sistema.

Isso permite que a empresa consiga elevar o seu poder de compra ao negociar melhores preços com fornecedores de serviços de telefonia e internet ou otimizar os planos tarifários de maneira vantajosa para o gestor.

Ou seja, na prática, conhecer e gerenciar despesas e processos ineficientes são vantagens da auditoria em telecom imprescindíveis para tomar decisões mais acertadas voltadas para o planejamento orçamentário e estratégico por parte do gestor de TI.

Comparar planos
Uma auditoria em telecom é eficaz também na identificação de outras oportunidades de serviços. Por exemplo: ao ter profissionais especialistas em telecomunicações e TI dedicados à sua empresa, você aumentará as suas chances de descobrir soluções para o setor, como a mudança de planos de telefonia ou o ajuste de determinados equipamentos.

A auditoria poderá avaliar se o plano que está em vigor para sua companhia vale mesmo a pena ou se existem outras possibilidades mais adequadas e econômicas no mercado para você mudar a forma como executa as telecomunicações dentro da empresa.

Informar com consistência
Qual é o custo real do telecom para a sua empresa? Uma consultoria benfeita vai além da análise quantitativa da sua conta de telefone. Ela levanta dados consistentes, fazendo um mapeamento completo do setor.

É o fim dos achismos ou das teorias sem comprovação. Você terá em suas mãos os custos reais de cada linha telefônica, do uso incorreto ou coerente de cada departamento e isso lhe dará informações para gerir os processos de comunicação. Afinal, ter dados atualizados é fundamental para gestão telecom.

Vale mesmo a pena realizar uma auditoria telecom?
Muitos gestores ainda se perguntam se é realmente necessário realizar uma auditoria em telecom. Diante de todas os benefícios citados acima não há dúvidas que realizá-la terá um impacto positivo nas suas operações.

E embora seja um trabalho minucioso, uma auditoria em telecom não custa caro tendo em vista as inúmeras vantagens que ela proporciona para o seu negócio.

É uma forma inteligente de focar nos resultados, controlar gastos e descobrir novas maneiras de otimizar o uso das telecomunicações da empresa.

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